A Área Tributária no enfoque da Indústria 4.0

Vamos falar sobre os efeitos do conceito da indústria 4.0 na área tributária. O conceito da indústria 4.0 é fundamentado pela utilização intensiva de tecnologia de informação e automação de processos.

Obviamente, o conceito foi pensado e desenvolvido para atendimento de processos fabris, mas, em sua evolução entende-se possível a utilização nas atividades administrativas.

Importante ressaltar que os princípios básicos do conceito Indústria 4.0 direcionam no sentido de conseguirmos aumentos de produtividade e de qualidade das entregas, ambos ao mesmo tempo.

Fazendo uma breve análise, a indústria 4.0 é um conjunto de princípios de boas práticas de gestão que utilizam alguns pilares como: – Capacidade de gestão em tempo real; – Decisões descentralizadas; – Criação de cenários virtuais que possibilitam projeções refinadas; – Rastreabilidade de informações.

Alguns outros pilares entram também na metodologia. Separamos apenas estes para exemplificar. Imaginem que no mundo ideal, de acordo com a visão deste conceito, o responsável pela área tributária poderia fazer a gestão de seu departamento em tempo real, sem a necessidade de aguardar o encerramento do mês para efetuar a gestão de informação necessária as apurações, contabilizações etc.

Mas como fazer isto se demandamos horas de análise para concluirmos o que está certo ou errado?

Para atingirmos os resultados esperados é fundamental utilizarmos tecnologias modernas de análise de dados como Big Data e Inteligência Artificial.

Através destas tecnologias serão transferidas para as máquinas as análises repetitivas que são essenciais para chegarmos ao resultado desejado. Ou seja, criamos uma análise cruzada de informações que depuram em tempo real tudo o que acontece na movimentação de documentos e imediatamente aponta para o gestor as correções necessárias.

Observe que com a aplicação destas tecnologias estamos mudando o perfil das pessoas que trabalham atualmente na área tributária. Teremos que treiná-las para que possam ter as habilidades necessárias para responder ao futuro de seu trabalho.

Contatos: através do nosso chat no site www.taxationmind.com ou através do e-mail comercial@taxationmind.com.b

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *