DCTFWeb

A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) foi criada por meio da instrução normativa RFB nº 1.787/2018 e, de um modo geral, veio para ficar no lugar da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social).


Nela continuarão constando as informações à previdência, com o intuito de relatar os dados à Receita Federal, e também agregando as informações advindas do Esocial e da EFD-Reinf. Ou seja, todas as informações em apenas uma declaração.


Apenas através da transmissão da DCTFWeb se faz possível a geração do DARF de recolhimento do mês, até mesmo para que possa ser estabelecida as ligações com as informações sobre dados que são procedente digitalmente – como eSocial e EFD-Reinf.

Esclarecendo o vínculo da DCTFWeb com eSocial e EFD-Reinf, vale lembrar o papel de cada um: tanto o eSocial quanto a EFD-Reinf incluem a escrituração digital.

No eSocial são colocadas informações sobre as entradas e saídas relacionados à folha de pagamento. Na EFD-Reinf, as informações entregues são sobre retenções que não se relacionam com a folha, como por exemplo: serviços realizados sob forma de mão de obra ou por empreitada.

Os complementos são integrados com a DCTFWeb, e assim, antes da entrega da mesma, será obrigatório o preenchimento do eSocial e EFD-Reinf com as informações que se fizerem necessárias.


O envio da DCTFWeb é mensal e deve ocorrer até o 15º dia útil do mês subsequente às informações coletadas.


Logo após a conferências dos dados, a transmissão é feita via e-CAC com o certificado digital da empresa, para consolidar e finalizar a entrega da obrigação.


Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone ou acesse nosso site para mais informações: www.taxationmind.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *