O DESAFIO NAS ORGANIZAÇÕES: EXTRAIR INFORMAÇÃO DE GRANDES VOLUMES DE DADOS

O DESAFIO NAS ORGANIZAÇÕES: EXTRAIR INFORMAÇÃO DE GRANDES VOLUMES DE DADOS
As organizações armazenam diariamente os dados de suas operações de vendas, defaturamento, operações financeiras, tributárias, contábeis, etc., gerando grandes volumes dedados, que aumentam exponencialmente com o passar do tempo. Consequentemente, também aumenta a busca por conhecimentos e recursos para extrair informação do grande volume de dados armazenados em seus servidores.
 
Assim como o conjunto de dados gera informação, o conjunto de informações gera o conhecimento, e portanto, o conjunto de conhecimentos gera a sabedoria. 
Possuir grande volume de dados não significa possuir informação, muito menos conhecimento. Os dados só geram valor para as organizações quando disponibilizados para as áreas de negócio, para o gerenciamento e o controle, para as tomadas de decisões, agregando valor aos produtos e serviços. Caso contrário, torna-se um amontoado de dados que gera apenas custo de armazenamento, como numa grande biblioteca onde os livros não são lidos.
 

A informação é um ativo de grande valor para as organizações, e como qualquer outro recurso corporativo, ela tem valor financeiro, e portanto passou a ser tratada como um recursoestratégico.

‘big data’ é a área do conhecimento que estuda o conjunto de técnicas capazes de analisar grandes volumes de dados, na menor velocidade possível, e a partir de várias fontes de dados. Quanto mais dados houver para ser analisado, mais complexa será a análise, porém, haverá maior possibilidade de gerar informação útil. Trata-se de aplicar modelos matemáticos sobre enormes quantidades de dados, a fim de obter resultados que podem gerar novas informações ou probabilidades.
 

O ‘big data’ já é uma realidade nas organizações, e é uma nova fonte de valor econômico e inovação, no qual a Taxation Mind tem investido seus recursos com o objetivo de entregar mais valor ao cliente.

 

TAXATION MIND

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *