Planejamento Tributário

Trata-se de um dos serviços mais abrangentes da Taxation Mind, pois oferece aos nossos clientes a possibilidade de uma revisão completa dos tributos. Dessa forma, conseguimos apresentar o melhor cenário para regime de tributação da empresa e diagnosticamos os possíveis riscos que ela pode desenvolver em curto ou longo prazo.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário pode ser definido como uma das principais ferramentas que as empresas têm à disposição para obter mais economia tributária, bem como para garantir maior conformidade em suas operações fiscais. Ele engloba uma série de práticas, tais como a análise comparativa de regimes tributários para o enquadramento no que for mais vantajoso, o aproveitamento de benefícios e isenções fiscais, e o levantamento de oportunidades tributárias.

Também se relaciona diretamente com processos de revisão fiscal e recuperação de créditos tributários, posto que, para tomar as melhores decisões para o desenvolvimento fiscal de seus negócios, os empresários precisam avaliar minuciosamente os seus registros contábeis e, dessa forma, acabam justamente identificando valores restituíveis decorrentes do pagamento excedente de impostos.

Processos de Governança:

Envolvem processos como Gerenciamento de conformidades, Gerenciamento de riscos, Business Intelligence, processos de BPM, desenvolvimento de estratégia, desenvolvimento de negócios e arquitetura empresarial. Todos focados na área financeira com um planejamento prévio, com minimização de risco e um olhar tributário.

Processos de Gerenciamento (suporte e controle):

Gerenciamento financeiro, controladoria, recuperação de impostos, planejamento tributário entre outros são alguns do leque de opções de Gerenciamento. isso pode ser feito com um colaborador alocado ou trazer os processos de financeiro para nossa estrutura.

Processos operacionais:

Implantação do nosso ERP em seus processos operacionais com alta performance, consultores e execução com agilidade eficiência gerando valor e diminuindo riscos.

Qual é a finalidade do planejamento tributário? Que benefícios oferece?

Em suma, o propósito do planejamento tributário é garantir às empresas a possibilidade de pagar menos impostos, o que, considerado o contexto fiscal brasileiro, tem caráter vital à estabilidade de um negócio. Para tanto, busca levantar todas as oportunidades possíveis e legais para a obtenção de isenções tributárias, para a redução de alíquotas, ou mesmo para o adiamento do pagamento de tributos nos casos em que se necessita desafogar o caixa.

Mas não é apenas isso. O planejamento tributário também se propõe a oferecer mais segurança fiscal às empresas, antecipando riscos, facilitando a escolha do regime tributário ideal, promovendo a manutenção dos índices de compliance e proporcionando meios de aumentar a eficiência, a autonomia e a assertividade das operações fiscais.

Como fazer um planejamento tributário?

Para realizar um planejamento tributário, um eficiente, acima de tudo é preciso considerar uma série de questões, a exemplo da atual realidade do negócio, das metas que ele pretende alcançar, dos resultados que obteve ao longo do tempo, do número de funcionários que possui, do regime fiscal em que está enquadrado, do seu faturamento etc.

Quanto mais detalhes forem levados em conta, melhor. Dessa forma, qualquer análise feita ou qualquer estratégia traçada será muito mais assertiva.

Depois disso, é preciso definir que tipo de planejamento se pretende realizar, se é um mais corretivo, mais preventivo ou estratégico, por exemplo. Isso porque as metodologias e ferramentas empregadas na hora da elaboração do plano podem variar de acordo com as demandas de cada empresa.

Por fim, é preciso saber que, para se traçar os melhores caminhos, é importante contar com ajuda especializada. Ter o auxílio de um contador ou de equipe de consultoria tributária é não apenas útil, como necessário.

Com isso em mente, é possível elencar alguns pontos que fazem parte do processo de elaboração de um bom planejamento tributário

Entre em contato e faça sua avaliação

Somos mais que uma assessoria, somos o que você precisa para sua empresa

Entre em Contato